Revista Veja - 1º de março de 1989 - A caça aos fantasmas
O país reage ao empreguismo no serviço público e exige o fim de abusos como a tolerância com os que ganham sem trabalhar.
No Rio de Janeiro, a vereadora Regina Gordilho, do PDT, 54 anos, presidente da Câmara Municipal em seu primeiro mandato, era aplaudida por ter posto no olho da rua 388 funcionários fantasmas contratados através de expedientes criminosos, até com falsificação de documentos. Regina foi boicotada por colegas, recebeu pressão dos funcionários que comanda e até ouviu ameaças de morte pelo telefone de sua casa - mas vai em frente. "Os responsáveis pelas contratações também vão ter de se explicar", promete ela para um grupo encorpado de vereadores e funcionários atolados até o pescoço na irregularidade. Em Brasília, a ameaça dos barnabés nacionais, de onde o presidente José Sarney geriu a contratação de aproximadamente 100.000 pessoas em seus quatro anos de governo, o palco do combate transferiu-se momentaneamente do Executivo para o Congresso. Ali, a estudante Maria Aparecida de Oliveira, em pesquisa para escrever uma tese de ciência política na Universidade de Brasília, desvendou um escândalo familiar. Guiada por funcionários insatisfeitos com o protecionismo reinante no Legislativo, ela passou seis meses escarafunchando a intimidade dos gabinetes para descobrir que 197 dos 495 deputados e 22 dos 7 senadores empregam um total de 325 parentes com salários que chegam a 3.000 cruzados novos, enquanto o trabalhador brasileiro recebe em média 90 cruzados novos. "O pior que muitos nem trabalham".
Reportagem da Revista Veja - 1º de Março de 1989.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigado por tudo, vc é uma guerreira, conte comigo, se pelo menos 50% das mulheres que estão no poder hoje fossem iguais a vc tenho certeza que a moral voltaria a ser prioridade va vida do cidadão brasileiro. Beijo e mais uma vez pode contar comigo e que Deus te abençoe sempre e te de sabedoria para governar.
ResponderExcluirminha mãe era sua fã,
ResponderExcluirna Politica te coisas que ate Deus duvida, como pode a Sra. não ter sido reeleita ?
coisas que só o TRE nao explica
abraços